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Ímã (work in process) – A performance do Humano: da pedra ao caos – Grupo Totem

O grupo Totem chega ao final da terceira etapa da pesquisa
 ‘A Performance do Humano: Da Pedra ao Caos’ com a performance ÍMÃ
ÍMà (work in process) teatro/performance/ritual

          O
Totem chega ao final da terceira etapa da pesquisa em teatro A Performance do Humano: da pedra ao caos aprovada
pelo FUNCULTURA.
          O novo trabalho em processo, baseado
em ritos de iniciação/casamento, chama-se Ímã,
e segue a linha de trabalho do grupo, ou seja, um híbrido de teatro e dança
infectado pela performance, que configura-se principalmente pela criação de
trabalhos cênicos que não partem de texto dramático na sua construção, uma
tendência mundial que o teórico alemão Hans Thies-Lehmann conceituou como
teatro pós-dramático.
          Os estudos antropológicos de rituais
de iniciação e casamento, foram realizados a partir de Arnold Van Gennep,
Claude Lévi-Strauss e Joseph Campbell, enquanto a parte artística o Totem
continua aprofundando a encenação performática, tema da dissertação de mestrado
de Fred Nascimento, diretor do grupo.
          Durante o processo de pesquisa foram
realizados duas ações no teatro Arraial, a primeira foi a exibição do filme A Noiva Síria seguido de debate com a
Vitória do Amaral, e o debate sobre rituais com Dr. Renata Wilner que trouxe um
estudo sobre a ritualidade na arte contemporânea a partir de Stephan Von Wiese,
Rosalina Krauss, entre outros, Ivan Maia que falou sobre a performance e o
pensamento contemporâneo via Deleuze, Guattari e Foucault, mediado por Fred
Nascimento do Totem.       

Gabi Cabral e Renato Feitosa em Ímã – foto Claudia Rangel 
Ímã segue a linha de encenação performática do grupo, construído com uma visão pós-estruturalista, ruptura com o modelo texto-cena, utilização de fragmentos e colagens. Tomando o corpo como motor da obra, a performance do Totem está dividida em dois momentos, no primeiro serão performados, de maneira simbólica, alguns ritos de iniciação, num jogo de interação entre corpo e imagens. No segundo momento haverá um rompimento total com a representação, a performance e a vida se fundirão completamente, dois performers do grupo realizarão seu próprio casamento durante a performance. Uma performance casamento ou um casamento performance? O Totem assume o sentido ritual e performativo que há no casamento em todas as culturas. O público presente não assistirá um espetáculo, e sim será participante ativo de um ato artístico, e também de um ato de vida, o trabalho não conta uma fábula, uma história, ele será vivido em uma ação ritual, o imbricamento total entre arte e vida.
          A música executada ao vivo foi criada por Cecília Pires (flauta transversa), Fred Lyra (guitarra), Fred Nascimento (percussão).
Neste sábado à noite a Torre Malakoff será transformada num espaço sagrado.

Ímã – ficha técnica

Encenação – Fred Nascimento
Concepção – Totem
Performers – Gabi Cabral, Gabriela Holanda, Inaê Veríssimo, Juliana Nardin, Lau Veríssimo, Ronaldo Pereira, Renato Feitosa, Taína Veríssimo e Tatiana Pedrosa.
Cenografia – Eduardo Souza
Pesquisa visual – Totem
Designer dos performers – Totem
Música – Cecília Pires, Fred Lyra e Fred Nascimento
Preparação psicofísica dos performers – Carol Cosentino, Fred Nascimento, Gabriela Holanda, Gabriela Cabral e Lau Veríssimo
Fotografia: Claudia Rangel
Vídeo: Irma Brown
Assessoria de imprensa: Xavana Celesnah
SERVIÇO:
ÍMà(work in process) do Totem
Quando? Sábado 29 de setembro de 2012
Onde? Torre Malakoff – Praça do Arsenal – Recife Antigo
Horário: 20:00
Entrada Franca