Performance/objeto/instalação/intervenção visual-cênica-sonora
Proposta de dessacralizar o “Nicho”, que guarda imagens sagradas dentro de templos e igrejas, colocando-o no espaço público, para ser ocupado por pessoas comuns que, ao ocupá-lo, assumem um arquétipo, voltando a sacralizá-lo. Seguindo sua poética em relação a ações performáticas de intervenção urbana, o Totem, mais uma vez, propôs experimentar o embricamento do plástico/visual com o corporal/teatral e o musical. Interagir, interferir, convidar, reativar circuitos internos e externos, brincar com o tempo, partir de um espaço real em direção a um espaço imaginário. Um trabalho que propõe às pessoas entrarem no “nicho”, quee ao fazê-lo, estão também reentrando em espaços internos, brincando com a memória, a fantasia e o imaginário, reencontrando-se com um lugar longínquo.
O Totem assim propôs a performance Reentrância – o Nicho
– Instalação de um objeto artístico, uma espécie de “nicho” (reentrância ou vão em parede ou muro, onde se colocam estátuas, imagens; pequena morada; retiro), em frente ao mercado de São José, no centro do Recife. No dia da performance, o “nicho” será transportado e instalado no local, e ao final da tarde retirado.
– O “nicho” terá um pequeno altar, e será instalado em local público. O local escolhido pelo grupo, foi as imediações do Mercado de São José.
– O “nicho”conterá signos e símbolos que remeterão a um “abrigo”.
– Uma trilha musical acompanhará todo o desenrolar da ação.
– Pela manhã o “nicho” será “instalado” e após sua instalação estará disponível para uso.
– Após a montagem do “nicho”, componentes do grupo convidarão os transeuntes a ocuparem seu lugar no altar do “nicho”. O espaço será repetidamente ocupado pelas pessoas, que a partir deste ato serão atuantes da performance.
– Todo o processo de montagem da instalação, e sua ocupação pelo público será fotografado e gravado em vídeo.
E assim se fez, o público chegou a fazer fila para adentrar no Nicho e ocupar seu lugar no sagrado.
Ficha técnica:
Concepção: Fred Nascimento e Lau Veríssimo.
Coordenação: Fred Nascimento.
Construção do “nicho”: Grupo Totem
Performers: Aracelly Silva, Lau Veríssimo, Tatiana Pedrosa, Taína Veríssimo, Zoraya Brayner e transeuntes.
Fotografia: Lívia de Melo e Inaê Veríssimo.
Vídeo (câmeras): Guto Queiroz e Mariana Olívia
Objetos/Adereços: Grupo Totem.
Música: Cauê Nascimento, Fred Nascimento e Mário Sérgio.
Produção: Grupo Totem.
Histórico de apresentações:
18º Festival de Inverno de Garanhuns, 2008, Garanhuns-PE; 8º Festa da Renascença, 2008, Pesqueira-PE; SPA – Semana de Artes Visuais do Recife, Mercado de S. José, 2004; Recife – PE.