Performance? Happening? Intervenção visual/corporal?
Tempo, espaço, arquétipo, mito, corpo, intervenção, impacto visual, sentidos, diluição de fronteiras, a transformação de atos em signos/símbolos/ícones
O público – transeuntes, participantes do rito
O espaço – pátio de igrejas
O tempo – tempo presente, tempo real, tempo passado, tempos internos
O ritual – a sacralização, a presença de uma nova imagem no espaço, a interação imagem-espaço-tempo-público.
A performance consistiu em instaurar quatro mulheres que performaram arquétipos femininos, que por sua vez remetiam à imagens culturalmente difundidas e aceitas durante séculos através da história e de colonização, na frente de igrejas católicas. Cada uma dessas imagens era cuidada por uma sacerdotisa, que a protegia, colocava flores a seus pés, cuidava de sua integridade. Eram duas performers por noite, a imagem e a sacerdotisa. O detalhe é que essas imagens estavam amarradas com grossas cordas. A cada noite uma delas era instalada defronte de uma igreja do centro da cidade de Recife. Primeira reflexão sobre o papel repressivo e perseguidor da Igreja em relação às mulheres. Enquanto a performance acontecia, cinegrafistas do grupo, perguntavam às pessoas o que era aquilo que elas estavam vendo, e o que aquilo lhes dizia.
Na última noite, as quatro figuras e suas sacerdotisas ocuparam o pátio da Igreja de N. Srª do Carmo. Depois de performarem as imagens amarradas, chegou a hora da alforria, onde elas se libertaram das amarras, dançaram, e evocaram mulheres de sua mitologia pessoal. Formaram uma grande mandala com flores, tecidos e seus corpos. Terminaram gritando seus próprios nomes.
Ficha técnica:
Concepção: Fred Nascimento e Lau Veríssimo
Direção: Fred Nascimento
Performers: Aracelly Firmo, Mariana Olivia, Tatiana Pedrosa, Sabrina Duarte, Gabriela Melo, Lau Veríssimo, Hevany França, Zoraia Brayner.
Elementos Visuais: Grupo Totem
Serviço:
Onde: Pátio de Igrejas do centro da cidade
Igreja da Soledade, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja de São Pedro, Igreja Conceição dos Militares, Igreja de N. Srª do Carmo.
Quando: 3, 4, 5, 6 e 7 de novembro de 2003, às 18:00
Cinco Performances em Um Ato ou Um Ato em Cinco Performances, foi performada no SPA das Artes – Semana das Artes Visuais – Recife, novembro de 2003.