logo

O Totem

O Grupo Totem, dirigido por Fred Nascimento e Lau Veríssimo, foi fundado em 1988, com caráter experimental e investigativo. Na busca de uma poética própria, o grupo trabalha com sistemas abertos de co-criação teatral/plástica/sonora performática, criando trabalhos híbridos a partir da atuação de corpos neles imersos.

Suas criações habitam um território de fronteiras, misturando propositalmente, códigos do teatro e da dança contemporâneos, das artes visuais (instalações e objetos), da música instrumental, e se assume como infectado pelo vírus da arte Performance, que permeia toda sua encenação. Seus espetáculos mostram muito mais uma “composição”, do que uma história. Não se utilizando de textos dramáticos em seus espetáculos, o texto, quando entra, é concebido, sobretudo, como um componente, entre outros, compondo uma colagem poética de um contexto gestual, musical, visual, etc.

Sua prática fundamenta-se principalmente nas propostas de Antonin Artaud, tendo como eixo o teatro ritual, aproximando a arte da vida, tendo o corpo como pilar de sua atuação e visando experiências compartilhadas e não representadas; também na ideia de Antropofagia Cultural de Oswald de Andrade, em alguns pontos da filosofia de Nietzsche, na Dança-Teatro de Pina Bausch, no pensamento de Carl Gustav Jung, entre outros. Possuindo ainda aportes na Filosofia, na Sociologia, na Antropologia, na Interculturalidade.

Formado por artistas e arte-educadores, o grupo realiza um trabalho artístico ininterrupto. Na área teatral, se insere no que se chama “teatro de grupo”, por manter um núcleo atuante há muitos anos, mas, com características próprias e uma linguagem bem particular. Seus integrantes adotam uma postura artístico-político-cotidiana, assumindo funções de “co-criadores” em uma hierarquia horizontal. Esta atuação é denominada de atores/atrizes-performers, um estado artístico simbiótico, pois são criadores e criaturas.

Nesta trajetória, montou dezenas de espetáculos, performances e realizou intervenções urbanas, palestras, oficinas, cursos e encontros com profissionais da área, mantendo participações em circuitos artísticos de diversas áreas de atuação. Além de vir se apresentando nos mais variados espaços sociais e culturais do país, como universidades (congressos e seminários), escolas, museus, galerias, comunidades, circos, ateliês, bares, hotéis, praças, ruas, teatros, etc. Tendo participado de festivais de teatro, de dança, salões de artes visuais, congressos arte-terapêuticos, seminários antropológicos, mostras performáticas, entre outros.

O Totem integra, desde 2024, o Centro Internacional de Pesquisas Artísticas e Acadêmicas sobre Antonin Artaud. Também é mapeado como grupo de Dança pelo Rumos Itaú Cultural, e pelo RecorDança, acervo que organiza e disponibiliza ao público vestígios históricos sobre as memórias das Danças do estado de Pernambuco, abrangendo também produções da Paraíba.

No espaço que ocupa no Centro de Cultura Luiz Freire – Olinda/PE, além de ensaios, o grupo vem desenvolvendo a produção da oficina e mostra de Performance Corpo Ritual, onde aplica seus princípios metodológicos de criação.

Fred Nascimento
Lau Verissímo
Taína Verissímo
Luan Amim
Inaê Verissímo
Íris Campos
Juliana Nardin
Ailce Moreira