O grupo Totem chega ao final da segunda etapa da
pesquisa
pesquisa
‘A Performance do Humano: Da Pedra ao Caos’
com REBENTUM
com REBENTUM
REBENTUM (work in
process) – Teatro – performance – ritual
process) – Teatro – performance – ritual
O Totem chega ao final da segunda
etapa da pesquisa em teatro A Performance
do Humano: da pedra ao caos aprovada pelo FUNCULTURA. O novo trabalho em
processo, baseado em ritos de nascimento, chama-se Rebentum, e segue a linha de trabalho do grupo, ou seja, um híbrido
de teatro e dança e infectado pela performance, que configura-se principalmente
pela criação de trabalhos cênicos que não partem de texto dramático na sua
construção, uma tendência mundial que o teórico alemão Hans Thies Lehmann
conceituou como teatro pós-dramático. A principal influência do grupo continua
sendo Antonin Artaud e sua proposta de um teatro ritual, do teatro como um
lugar capaz de se desencadear experiências incomuns. Um teatro ritual e mágico.
A criação se dá de maneira risomática, onde todas as partes se ligam sem a
hierarquia presente no sistema tradicional, arbóreo. A partir dos estudos foram
criadas performances individuais que são justapostas e mixadas. O trabalho não
conta uma fábula, uma história, é uma
ação ritual.
etapa da pesquisa em teatro A Performance
do Humano: da pedra ao caos aprovada pelo FUNCULTURA. O novo trabalho em
processo, baseado em ritos de nascimento, chama-se Rebentum, e segue a linha de trabalho do grupo, ou seja, um híbrido
de teatro e dança e infectado pela performance, que configura-se principalmente
pela criação de trabalhos cênicos que não partem de texto dramático na sua
construção, uma tendência mundial que o teórico alemão Hans Thies Lehmann
conceituou como teatro pós-dramático. A principal influência do grupo continua
sendo Antonin Artaud e sua proposta de um teatro ritual, do teatro como um
lugar capaz de se desencadear experiências incomuns. Um teatro ritual e mágico.
A criação se dá de maneira risomática, onde todas as partes se ligam sem a
hierarquia presente no sistema tradicional, arbóreo. A partir dos estudos foram
criadas performances individuais que são justapostas e mixadas. O trabalho não
conta uma fábula, uma história, é uma
ação ritual.
O processo de criação seguiu os
mesmos moldes de trabalho do Totem, na fase atual o grupo tem aprofundado a
aproximação entre teatro, performance e ritual, o que nos leva a nos debruçar
sobre estudos teóricos rituais com Arnold Van Gennep, sobre o teatro
pós-dramático a partir de Hans Thies Lehmann, entre outros.
mesmos moldes de trabalho do Totem, na fase atual o grupo tem aprofundado a
aproximação entre teatro, performance e ritual, o que nos leva a nos debruçar
sobre estudos teóricos rituais com Arnold Van Gennep, sobre o teatro
pós-dramático a partir de Hans Thies Lehmann, entre outros.
Os debates realizados no Teatro
Arraial com Marcely Carvalho do Cais do Parto, que refletiu conosco sobre o
afastamento dos rituais de nascimento, que ocorre hoje na sociedade, a Drª em
artes cênicas Márcia Virgínia que trouxe uma visão antropológica sobre a
criação do espaço sagrado e a ligação com os reinos animal, vegetal e mineral e
o Eduardo Souza com reflexões sobre a gênese como execução da obra e sua
instauração como um ritual, também foram determinantes para a criação de Rebentum.
Arraial com Marcely Carvalho do Cais do Parto, que refletiu conosco sobre o
afastamento dos rituais de nascimento, que ocorre hoje na sociedade, a Drª em
artes cênicas Márcia Virgínia que trouxe uma visão antropológica sobre a
criação do espaço sagrado e a ligação com os reinos animal, vegetal e mineral e
o Eduardo Souza com reflexões sobre a gênese como execução da obra e sua
instauração como um ritual, também foram determinantes para a criação de Rebentum.
O grupo lançou mão de elementos
naturais como pedras, terra, sal, leite. Assim como aconteceu em Silência – o trabalho anterior – a
performance conta com um ‘totem’ instalado no centro da cena que funciona como
um catalizador de energias. Os dois trabalhos, apesar de serem diferentes,
seguem a linha de encenação performática do grupo, ambos foram construídos com
uma visão pós-estruturalista, com utilização de colagens, tomando o corpo como
motor da obra.
naturais como pedras, terra, sal, leite. Assim como aconteceu em Silência – o trabalho anterior – a
performance conta com um ‘totem’ instalado no centro da cena que funciona como
um catalizador de energias. Os dois trabalhos, apesar de serem diferentes,
seguem a linha de encenação performática do grupo, ambos foram construídos com
uma visão pós-estruturalista, com utilização de colagens, tomando o corpo como
motor da obra.
Do ponto de vista prático foram
realizadas oficinas e laboratórios corporais orientados por Carol Cosentino,
Lau Veríssimo e Fred Nascimento que também assina a encenação peroformática. No
Totem todo o processo de construção é horizontalizado, todos os artistas envolvidos
participam da criação das performances, ao atores-performers, músicos e
artistas visuais são coautores de todo o trabalho, amarrado pela encenação.
realizadas oficinas e laboratórios corporais orientados por Carol Cosentino,
Lau Veríssimo e Fred Nascimento que também assina a encenação peroformática. No
Totem todo o processo de construção é horizontalizado, todos os artistas envolvidos
participam da criação das performances, ao atores-performers, músicos e
artistas visuais são coautores de todo o trabalho, amarrado pela encenação.
A música ao vivo é outra
característica dos trabalhos do Totem, e está é criada durante os ensaios a
partir da imersão/interação dos músicos no processo, em Rebentum são os mesmos músicos de Silência – que fez sua estreia na Torre Malakoff há três meses
atrás, e em maio representou Pernambuco no Circuito Regional de Performance
BodeArte em Natal – os músicos são Fred Lyra (guitarra), Fred Nascimento
(percussão) e Ch Malves (percussão).
característica dos trabalhos do Totem, e está é criada durante os ensaios a
partir da imersão/interação dos músicos no processo, em Rebentum são os mesmos músicos de Silência – que fez sua estreia na Torre Malakoff há três meses
atrás, e em maio representou Pernambuco no Circuito Regional de Performance
BodeArte em Natal – os músicos são Fred Lyra (guitarra), Fred Nascimento
(percussão) e Ch Malves (percussão).
Rebentum conta com volta de
Inaê Veríssimo à cena, que não pôde participar de Silência, mas está voltando à cena em Rebentum.
Inaê Veríssimo à cena, que não pôde participar de Silência, mas está voltando à cena em Rebentum.
A abertura de Rebentum
contará com uma mostra multimídia, feita pelo artista visual Eduardo Souza e por
Fred Nascimento – diretor do Totem – sobre a gênese e nascimento da própria performance
Rebentum. A mostra multimídia foi
criada a partir de registros do todo o processo de pesquisa e criação pelas
lentes da fotógrafa Claudia Rangel, por membros do Totem e por Eduardo Souza. Neste
sábado à noite o teatro Arraial será transformado num espaço sagrado.
contará com uma mostra multimídia, feita pelo artista visual Eduardo Souza e por
Fred Nascimento – diretor do Totem – sobre a gênese e nascimento da própria performance
Rebentum. A mostra multimídia foi
criada a partir de registros do todo o processo de pesquisa e criação pelas
lentes da fotógrafa Claudia Rangel, por membros do Totem e por Eduardo Souza. Neste
sábado à noite o teatro Arraial será transformado num espaço sagrado.
REBENTUM – ficha técnica
Encenação – Fred Nascimento
Concepção – Totem
Performers – Gabi Cabral, Gabriela Holanda, Inaê
Veríssimo, Juliana Nardin, Lau Veríssimo, Taína Veríssimo e Tatiana Pedrosa.
Veríssimo, Juliana Nardin, Lau Veríssimo, Taína Veríssimo e Tatiana Pedrosa.
Cenografia – Eduardo Souza
Pesquisa visual – Inaê Veríssimo e Totem
Designer dos performers – Airton Cardin e Totem
Música – Ch Malves, Fred Lyra e Fred
Nascimento.
Nascimento.
Preparação psicofísica dos performers – Carol
Cosentino, Lau Veríssimo e Fred Nascimento.
Cosentino, Lau Veríssimo e Fred Nascimento.
Fotografia: Claudia Rangel
Vídeo: Irma Brown
Assessoria de imprensa: Xavana Celesnah
REBENTUM (work in
process) do Totem
process) do Totem
Quando? Sábado 7 de julho de 2012
Onde? Teatro Arraial – Rua da
Aurora, 457 – Boa Vista/Recife
Aurora, 457 – Boa Vista/Recife
Horário: 20:00
Entrada Franca