TOTEM NA ALDEIA YAPOATAN
A performance Nicho-Portal do Imaginarium do Grupo Totem é uma livre licença poética a partir da série de gravuras “Dos Seres Imaginários” de Airton Cardim, do “Livro dos Seres Imaginários” de Jorge Luiz Borges e das mitologias pessoais dos performers.
Concepção e encenação
Fred Nascimento em sistema de cocriação com os performers.
As personas criadas para a performance são criaturas fantásticas que habitam o imaginário da humanidade. São seres que não existem no mundo real, palpável, concreto. Coisas que não existem, mas que têm poder. O trabalho contém uma polifonia de vozes, uma instalação sonora, construída a partir de textos de Jorge Luiz Borges, com caminhadas dançantes das performers. A performance é dividida em dois momentos, o primeiro acontecerá nos jardins da Estação Cultural, em seguida, "os seres" e o público atravessarão o Nicho Portal do Imaginarium, e entrarão no mundo dos seres imaginários, a sala de cinema da Estação Cultural.
O espaço foi determinante na construção da performance, ou seja, 'o lado de fora e o lado de dentro'. A primeira apresentação da performance Nicho Portal do Imaginarium foi no SESC Casa Amarela na ação OVER12 do Festival Palco Giratório, tendo começado no jardim e terminado dentro da galeria de arte do SESC. A segunda apresentação aconteceu no TECESOL no Circuito BodeArte, em Natal/RN.
Grupo Totem – Nicho-Portal do Imaginarium
Ideia original e encenação: Fred Nascimento
Dramaturgia e roteiro: Totem
Imagens originais: Airton Cardin
Imagens (re)trabalhadas e projeções: Eduardo Sousa
Performers: Lau Veríssimo, Tatiana Pedrosa, Gabi Holanda, e Taína Veríssimo
Música: Pink Floyd
Gravação da instalação sonora: Malunguim Estúdio
Vozes da instalação sonora: Fred Nascimento, Lau Veríssimo, Inaê Veríssimo, Tatiana Pedrosa e Taína Veríssimo
Designer das personas: Fred Nascimento e Lau Veríssimo
Sábado 22 de outubro de 2011
Local: Estação Cultural Senador José Ermírio de Moraes, 990 - Piedade - Jaboatão
Hora: 15:30