Performance interativa/objeto/intervenção-visual-corpórea
Reentrância – O Nicho é uma performance ritual, uma interferência no cotidiano, uma intervenção na paisagem, uma instauração de situação, um ato. Com “O Nicho”, o Totem propõe uma experimentação de linguagem onde o imbricamento do visual ao corpóreo, aliado à interação com o público, é o fator principal para a realização da performance.
“O Nicho” foi inspirado nos nichos encontrados nas igrejas e catedrais, no qual são colocadas imagens consideradas “sagradas”, a performance busca discutir a sacralização e a desacralização, pois ao se instalar o nicho em local público, cria-se um paradoxo, isto é, ao mesmo tempo que se desconstrói o conceito de “nicho” como um lugar sagrado, faz da rua e do “Nicho” um novo lugar sagrado, trazendo o sagrado para a rua, para o comum, pois agora ocupado pelo público, por qualquer pessoa, que ao ocupar o Nicho, assumindo posturas, personas, mesmo que por apenas alguns instantes, será elevado à categoria de sagrado, digno de ser admirado.
Interagir, interferir, convidar, reativar circuitos internos e externos, tocar em regiões longícuas do inconsciente, brincar com o tempo, partir de um espaço real em direção a um espaço imaginário. Um trabalho que propõe às pessoas entrarem no “nicho”, e ao fazê-lo estarão reentrando em espaços internos, brincando com a memória, a fantasia e o imaginário. Reencontrando um lugar longínquo.
· II SPA das ARTES – Recife 2004
· XVIII Festival de Inverno de Garanhuns/PE – 2008
· VIII Festa de renascença – Pesqueira/PE – 2008
· Oficina ministrada por Fred Nascimento e Lau Veríssimo no Projeto de Formação de Professores “Arte na Escola”, Sec de Educação/PE. Recife 2008.